Quantos Passaportes são emitidos por dia no Consulado do Brasil?


(Esta mensagem aparece no início da página de agendamento)

AVISO AO PÚBLICO

ATENDIMENTO AO PÚBLICO DE 2ª A 6ª FEIRA  
(exceto dias feriados)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS PARA ATENDIMENTO - 9 ÀS 12 HORAS.
O CONSULADO RESERVA-SE O DIREITO DE INTERROMPER A DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS ANTES DAS 12 HORAS, QUANDO O NÚMERO DE PESSOAS ULTRAPASSAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO E PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS.





Ora bem!
Eis o e-mail que enviei ao consbras.lisboa@netcabo.pt , Consulado Geral do Brasil em Lisboa e o qual ainda estou a espera de uma resposta plausível...



  Gostaria de saber, "qual é a capacidade de atendimento e processamento de pedidos", deste consulado? (por exemplo: quantos passaportes são emitidos por dia?)esta frase esta escrita na vossa página inicial de "Aviso ao Público" em horário de atendimento.
  É que não encontro esta informação no site do MRE.
  Em números, s.f.f.
  Obrigado.



   Tal pergunta deve embaraçar quem lê o e-mail, e, o mesmo não se dispõe informar-me, assim como, informar todos os brasileiros que neste se deslocam a fim de emitir um novo documento e pago

   Bem, fiz uma pequena pesquisa nos agendamentos de passaportes online do consulado em questão e constatei que: O consulado dispõe de 6 balcões de atendimento,mas só 5 estão disponíveis, e que são 17 horários diferentes em cada um, sendo assim só estes balcões deveriam atender uma média de 85 emisões de passaportes, correto? Deveria, mas... os balcões atendem também outros tipos de agendamento, tipo, emissão de procurações, registros de nascimentos, casamentos e outros. Sendo assim, vamos dizer que os horários para passaportes ocupem metade dos balcões em metade das horas disponíveis de agendamento, ficamos assim com mais ou menos 42 horários para passaportes, errado! ainda tiramos mais 50% destes devidos a outros assuntos e deficiências, então, só assim diriamos que ficamos com 21 agendamentos para emissão de passaportes em exclusivo. Bom, não chega para a procura, pois se contar-mos que as renovações de passaportes seja talvez o documento que mais nos levam a procurar um consulado, depois há os novos pedidos de emissão de passaportes por cidadãos portugueses e não só, e emissão de passaportes para crianças que nasceram em Portugal, extravios, roubos e outros casos. Resumindo: a procura é sensivelmente bem maior que a demanda.
    Por este motivo, o agendamento de emissão de passaportes Brasileiros no Consulado Geral do Brasil em Lisboa esta tomando formas de bola de neve, cada vez os agendamento estão sendo para meses mais e mais longes, já há agendamentos para 4, 5, 6 meses, isto é um absurdo, então agora temos que fazer a marcação com uma antecedência de mais ou menos 5 meses para emitir um documento que precisa estar em dia?
   Fica aqui ainda o registro de que há muitos dia em que não há agendamentos online, o que esse pessoal faz, pá. Se não querem trabalhar então coloquem lá quem GOSTE de trabalhar.
   Ora, se a culpa é do MRE-Ministério das Relações Exteriores, então este deveria ter em conta os dados migratórios de cada país que alberga Consulados, pois só em Portugal a comunidade brasileira já ultrapassa os 130 mil, segundo dados do Itamaraty. Só isso sucitava tal melhoria e agilidade no sistema de agendamento e emissão de passaportes. Será que o Cônsul não sabe destas informações? Se sabe, então porque esta ai ainda sentado lendo isto? Vá, faça algum multirão do passaporte, afinal os impostos que pagamos é para pagar o seu salário, para que você desempenhe bem a sua função e seja em fim agraciado pelos seus conterâneos.   
  E o que o MRE-Ministério das Relações Exteriores está fazendo quanto a isto? uma vez que recebe várias reclamações deste consulado?
...
  
  




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...