Transferir e Receber dinheiro através de uma conta PayPal

Como funciona o Paypal e de que forma poderão utilizá-lo para gerir e transferir dinheiro online de forma segura.

O Paypal é hoje lider no mercado, oferecendo diferentes moedas de transacção e disponibilidade em cerca de 62 países diferentes, entre eles Portugal e Brasil. Infelizmente o Paypal ainda não suporta contas bancárias do Brasil, pelo que a única forma de transaccionar dinheiro é através de um cartão de crédito internacional. Ainda assim é extremamente viável para todos que pretendem transaccionar dinheiro em todo o mundo. Conheço imensos que utilizam regularmente a plataforma e fazem dela um ponto de partida para os seus negócios online. Como achei que falar vagamente do Paypal não traria grandes resultados, ou provavelmente iria dar origem a muitas dúvidas, resolvi fazer um tutorial completo sobre o sistema e disponibilizá-lo imeditamente para os leitores.

1. INTRODUÇÃO
O Paypal é um sistema electrónico de transacção de dinheiro, que permite entre muitas coisas, enviar e receber dinheiro a partir de qualquer local do mundo, independentemente da moeda ou do país de origem do utilizador. O sistema pode ser utilizado para comprar equipamentos nos leilões do ebay, comprar produtos ou serviços na internet, ou mesmo fazer doações.

A conta de utilização básica no Paypal é gratuita, tal como todo o tipo de contas, e não retem comissões para a plataforma por utilização e movimentação de dinheiro. No entanto, este tipo de conta só permite receber dinheiro, uma vez que está limitada a 5 envios de dinheiro por ano, o que é consideravelmente pouco para quem trabalha com internet regularmente.

A conta gratuita permite enviar e receber dinheiro de utilizadores que tenham conta no Paypal, mas também possibilita receber dinheiro de utilizadores que não tenham conta no Paypal. Se enviar um pedido de pagamento para um endereço de email, essa pessoa poderá pagar com um cartão de crédito internacional, sem que tenha sequer uma conta no Paypal. Nem necessita de abrir.

O dinheiro recebido na sua conta Paypal poderá ser gasto ou enviado para outros utilizadores, ou então levantado para uma conta bancária ou para um cartão de crédito, por exemplo. Dependendo do tipo de conta e do tipo de informação inserida no sistema, terá no seu quadro de Withdraw várias opções. Neste exemplo em baixo temos o envio para conta bancária nos Estados Unidos ou em Portugal, e os valores de comissão por levantamento.


2. INSCRIÇÃO
Inscrever-se no Paypal é extremamente simples e não necessita sequer de providenciar informação bancária, no entanto, se quiser movimentar dinheiro ou levantar capital que seja depositado na sua conta, terá obrigatoriamente de o fazer.

Para iniciar o processo de registo, clique no texto “Sign Up“. Na página seguinte o sistema vai perguntar-lhe se pretende criar uma conta Personal, Premier ou Business. Eis as diferenças:

. Personal – Para receber dinheiro ou fazer compras online com cartão de crédito. Sem comissões.

. Premier – Conta para freelancers ou blogueiros que enviam e recebem dinheiro regularmente. Comissões iniciais de 2%. Este valor desce conforme o volume de transacções.

. Business – Para quem tem negócios estabelecidos e utiliza dados empresariais. Comissões mais atractivas.

O mais adequado a meu ver é a conta Premier. Uma vez que recebe e envia dinheiro com regularidade, seja para comprar banners, temas, publicidade, produtos ou serviços, torna-se imprescindível ter uma conta deste tipo. Ainda que existam comissões de 2%, compensa claramente pela qualidade do serviço e disponibilidade de meios.

Na página seguinte o sistema irá questioná-lo sobre quais os seus dados pessoais. Nome, morada, localização, contactos, etc. O processo é muito simples e inclui também algumas perguntas de segurança para depois conseguir recuperar a sua conta em caso de haver problemas.

O email que digitar no primeiro campo, será o endereço que irá utilizar para comercializar dinheiro na sua conta Paypal, e será também o endereço que fará o login na plataforma. Será esse endereço que você irá enviar para os seus clientes quando quiser receber dinheiro.

Se inserir dados de cartão de crédito internacional, o Paypal irá confirmar a veracidade dos seus dados junto do sistema. Se a morada que você colocou é a mesma que se encontra no registo do cartão de crédito, o sistema irá assumi-lo como um utilizador verificado. Para verificar o seu cartão de crédito, será necessário também seguir os passos de verificação, sendo que o Paypal retira 1,50EUR no seu cartão de crédito e deixa na transacção um número de 4 digitos que é a chave para essa verificação.

Para encontrar esses digitos, terá de pedir no seu banco um extracto dos movimentos do cartão de crédito, e conferir o código na alinea do resgate Paypal. O processo é muito simples.

Um utilizador verificado é considerado sempre como alguém credível aos olhos do sistema, o que é sempre uma vantagem comercial.

3. LIMITES DE CONTA
As contas Premier e Business incluem limites de transacção que são meramente etapas de segurança aplicadas pelo Paypal. Na contra Premier por exemplo, a partir do momento que transaccionar 1000EUR o Paypal coloca um aviso para que submeta o seu Bilhete de Identidade e uma cópia de uma factura que comprove a sua morada de residência. O processo leva 24 ou 48h a ser aprovado, e pode ser feito através da plataforma, fazendo upload dos referidos ficheiros requesitados.

Durante estes processo a conta Paypal está 100% operacional, não podendo unicamente ser encerrada até que o procedimento de segurança esteja concluido.

4. USANDO O PAYPAL PARA ENVIAR DINHEIRO
Actualmente o Paypal é utilizado em mais de 70% das transacções feitas pelo eBay, e uma vez que ambas as empresas são do mesmo grupo, esse valor faz todo o sentido. Como referi anteriormente, o Paypal pode ser utilizado para enviar dinheiro respeitante a transacções no ebay, doações e caridade, compra de produtos ou serviços, entre outras coisas. Não existe a necessidade de especificar o serviço ou produto que compra, pelo que é um sistema bastante liberal nesse aspecto.

Para enviar dinheiro clique no menu “Send Money” da sua conta Paypal e preencha os dados requeridos pelo sistema. O email do destinatário corresponde à conta de destino para onde vai enviar dinheiro. Se enviar o dinheiro em EUROS ou DÓLARES o sistema faz as devidas conversões utilizando a taxa de câmbio disponível no momento dessa transacção.

Se por ventura quiser fazer uma doação a um site, terá ou de saber o endereço de email do destinatário, ou utilizar um botão ou caixa de doação como a que utilizamos aqui no blog por exemplo.

Em transacções online, algumas empresas disponibilizam pagamentos através de cartão de crédito e também através de Paypal. É importante que saiba seleccionar o método de pagamento correcto, uma vez que ao pagar por cartão de crédito, ele não irá utilizar os seu fundos do Paypal. Você terá de fazer Checkout através do Paypal para que possa ou utilizar os seus fundos presentes na sua conta, ou pagar também através de um cartão de crédito internacional.

5. USANDO O PAYPAL PARA RECEBER DINHEIRO 
Receber dinheiro pelo Paypal pode ser feito de diversas formas. A primeira é dando ao pagador o seu endereço de email para que ele lhe transfira directamente o montante. Outras opções incluem o botão de requesitar dinheiro, que envia por email uma factura a requesitar um pagamento de um valor definido. Esse pagamento pode ser feito por clientes que utilizem paypal ou através de um cartão de crédito internacional, sem que seja necessário ter conta no Paypal sequer. Isto é ideal para negócios e venda de produtos ou serviços online, uma vez que não existe barreira comercial nenhuma, a não ser a necessidade de um cartão de crédito.

Para requesitar um pagamento, clique no separador ”Request Money” da sua conta Paypal, e insira o endereço de email do seu cliente, o valor a cobrar na moeda que você deseja receber, e o tipo de negócio em causa. Se por ventura o seu cliente é americano e você pretende receber em euros, para não ter depois o dinheiro na sua conta Paypal a desvalorizar, você poderá fazer umarequest em euros, porque o sistema depois converte em dólares para o seu cliente. Ele paga-lhe em dólares, e você recebe em euros.

6. UTILIZAÇÃO AVANÇADA DO PAYPAL 
O Paypal disponibiliza gratuitamente a sua API para que os desenvolvedores possam utilizá-la para interagirem directamente com o cliente, sem que haja necessidade de efectuar trabalho manualmente. Provavelmente já viu em muitos sistemas e lojas online, produtos que são vendidos com botões de compra através do Paypal, em que o cliente é enviado para o Paypal, efectua o pagamento com a sua conta ou com um cartão de crédito, e depois é retornado automaticamente para o site do comerciante, onde poderá descarregar o ficheiro ou concluir a aquisição que havia feito.

Se por ventura tem conhecimentos técnicos suficientes para integrar pagamentos Paypal nos seus websites, considere visitar a página Paypal Developers, onde irá encontrar as ferramentas e APIs necessárias para a integração do sistema no seu site ou blog.

7. PROGRAMA DE DENUNCIAS DO PAYPAL


O Paypal tem integrado consigo um programa de denuncias que permite entre muitas coisas, efectuar o pedido de devolução de um determinado montante pago a uma pessoa ou cliente, por má prestação de serviços. Isso geralmente acontece muito a quem faz venda de produtos ou serviços, e em especial aos freelancers, que muitas vezes acabam por recorrer a esta sentença para evitarem perder dinheiro e tempo.

Se por ventura tiver algum problema com um cliente seu, vá ao menu “My Account” e ao sub-menu “Resolution Center“. Ai dentro poderá abrir um novo caso e reportar o seu problema ao Paypal. Obviamente que este processo deverá ser escrito em Inglês e devidamente fundamentado, caso contrário a probabilidade de os fundos lhe serem devolvidos é muito menor.

Crie agora a sua conta PayPal:
Cadastre-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.


O PayPal by Wikipedia:
PayPal é um sistema que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes usando um endereço de e-mail, assim, evitando métodos tradicionais como cheques e boleto bancário. A empresa que criou e rege tal sistema situa-se em São José na Califórnia.

O PayPal foi criado por Peter Thiel e Max Levchin, em 1998, para atender a necessidade de alguns usuários de efetuarem pagamentos via PDAs, que rapidamente se popularizou. Em pouco tempo se tornou a grande inovação com relação a pagamentos on-line.

O eBay para fazer frente ao PayPal, comprou o sistema de processamento de pagamentos online Billpoint. Porém, o número de usuários do PayPal era muito mais elevado, em fevereiro de 2000 o número de Leilões (auctions do eBay) diários que possuíam o PayPal como forma de pagamento era de Market Share e espalhava-se pelo eBay, que corria e tentava lutar, sem a mínima efetividade. Essa luta se prolongou até outubro de 2002, culminando na aquisição do PayPal pelo eBay. A presidente do eBay, Meg Whitman, fechou com Thiel o negócio. A tecnologia do Billpoint foi incorporada pelo Paypal.

O PayPal não se restringiu apenas ao eBay. É aceito desde registros de domínios, e-commerce até pagamentos de serviços de hospedagem de sites.

Para adicionar fundos basta se dirigir a sua conta PayPal e adicionar o cartão, se tornando um membro certificado. Assim, você poderá enviar pagamentos a qualquer parte do mundo.

O PayPal está disponível em 103 países e em 16 moedas correntes.

O diretor global de desenvolvimento do PayPal, John Lunn, quer acabar com dinheiro físico.

39 comentários:

  1. meu nome é Antonio Nunes de Souza,se por um acaso eu estiver algum ganho fora ou dentro deste país gostaeia de recebelo ou dinheiro ou em bens agradeco,,,----ans.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Antônio, bem, não entendi muito bem sobre ao que quer se referir, pode ser mais específico? Pois as respostas dependem muito do tipo de transação a que se refere.
    Obrigado.
    J.Charles Silva

    ResponderEliminar
  3. olá, participo de uma rede de divulgadores da internet em que lanço anúncios todos os dias de meus e nossos associados, gostaria de saber se recebendo em dollar o que teria que ser feito para transformar em Real. trabalho no sistema de cliques, qual seria o procedimento para recebimento desse montante?


    email: g-tec004@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Bem, você sempre recebera o montante no país de origem em sua moeda, o cambio será o do dia do levantamento do valor.
      Espero lhe ter ajudado.

      Eliminar
  4. Ola! anunciei meu carro no mercado livre e tem um cara nos USA que quer compra-lo, pediu meu nome, email, telefone e valor do carro. Achei estranho, que garantias ele tem de que vou entregar o carro? e mais, ele nem sabe se o carro realmente existe? o que vocês acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Valmir! Anunciei minha moto na internet e tem um gringo querendo comprá-la. Tbém estou estranhando, qual foi seu procedimento perante o seu caso? Era uma fraude ou vc vendeu mesmo o carro pro gringo? Obrigado pela ajuda!

      Eliminar
  5. Olá boa noite.
    É no mínimo estranho, ou será o seu carro um clássico raríssimo? Uma vez que os carros nos USA são bem mais baratos que no Brasil, além disso com as taxas de importação o valor final seria muito alto. Não envie seus dados pessoais a ninguém que conheça, (e mesmo assim). Seus dados podem ser usados para algum negócio ilícito.
    Cuidado, e fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos USA não há imposto de importação

      Eliminar
  6. quero transferir 700 euros para a conta francesa de um amigo que me emprestou quando estava la.na frança, como faço pelo penpal? ha taxas para essa transaçao??

    ResponderEliminar
  7. Olá. Bem, 1º tem que ter uma conta PayPal e vincular uma conta bancária para poder pagar/transferir dinheiro, se esta no Brasil, acho que ainda não é possível este meio como mencionei no texto acima. Mas se não esta no Brasil, leia e siga corretamente como explicado nesta postagem. Obrigado e sucesso...

    ResponderEliminar
  8. Olá tenho um carro a venda no mercado livre, e tem um cara querendo comprar e pagar o dinheiro pelo paypal.
    Sera seguro fazer isso
    tem como depois retirar o dinheiro da conta paypal e colocar no meu banco?
    O valor do dinheiro q ele vai me pagar é 28 mil?
    oque vcs acha?

    ResponderEliminar
  9. Olá. 1º é preciso ter uma conta no PayPal associada a uma conta bancária. O PayPal só finaliza o negócio quando transfere o dinheiro para sua conta, porém, é melhor ver as políticas de Termos e Utilização do PayPal e do Mercado Livre, embora eu acho que o ML não tenha este meio de pagamento, aliás este método de pagamento via PayPal é muito pouco utilizado devido ainda carência do setor bancário. Geralmente as transações são feitas através de IBAN, que nada mais é que o número da sua conta bancária a nível mundial. Mais dúvidas recora ao fedback do PayPal e ML. Sucesso.

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Já tive uma conta PayPal há algum tempo, nessa época, se bem me lembro, tinha que ter uma conta empresarial para receber dinheiro do exterior. É isso mesmo? Se não, qual o limite do valor que posso receber? Sou free lancer na venda de pacotes de turismo...Obrigado desde já. Rinaldo

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Assim como o amigo Valmir Martins, está acontecendo comigo também. Anunciei minha moto na internet e tem um cara de nome Jeffrey Shakur kurt querendo comprar minha moto e pagar (R$ 25 mil) via paypal. Ele solicitou meus dados do paypal mas não passei, estou desconfiado porque ele não tem garantias nenhuma que sou um cara honesto. Além disso, como ficaria a transferencia da documentação? Alguém sabe se trata de algum golpe? Obrigado!

    ResponderEliminar
  12. olá! ainda não fiz minha conta no paypal,tenho muitas duvidas,uma delas é.. para s fazer o cadastro tem que informar um numero de cartão de credito,e se eu receber um pagamento pelo paypal este pagamento vai para meu cartão em forma de créditos (limites) ou posso receber o pagamento em dinheiro?
    outra duvida é...só posso fazer uma conta com cartão de credito internacional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, terá que vincular o número do seu cartão de crédito para fazer transações, pagar ou receber em dinheiro através de levantamentos em ATM, e sim, cartão internacional.
      Agora o mais importante: Há algumas restrições no Brasil devido à fraudes e lavagem de dinheiro para o exterior, são elas....
      Em meados de Novembro de 2010, os usuários do Brasil notaram que a aba "Pessoal" para o envio de dinheiro foi omitido sem aviso prévio. Não existe mais uma opção para enviar pagamentos pessoais, forçando, assim, todos os destinatários a pagar uma taxa. Saldo transferências entre contas do PayPal do mesmo titular da conta cobrada uma taxa adicional de 6,4%.
      A partir de Janeiro de 2011, os usuários brasileiros não estão mais autorizados a sacar dinheiro usando cartões de crédito / débito.

      Leis e regulamentações impostas pelo governo brasileiro.
      Saiba mais em: http://en.wikipedia.org/wiki/PayPal

      Eliminar
  13. Eu estou na Africa, Pais: Moçambique sera que este serviço está disponivel em meu país?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim, o seu país aceita este tipo de serviço. Abra o link a seguir e veja a lista de países que aceitam o PayPal.
      https://www.paypal.com/webapps/mpp/country-worldwide

      Eliminar
  14. Fui prejudicado pela propaganda enganosa do Paypal. Eles fazem propaganda de segurança nas transações, mas fui enganado por um vendedor desonesto que me vendeu "gato por lebre" e numa disputa o paypal deu ganho de causa para o salafrário, ou seja, está fácil ganhar dinheiro de trouxas na internet, é só usar o Paypal. ‪#‎issoehpaypal‬
    Por isso convido-o para curtir a página que eu criei pra levar isso ao conhecimento do públco: https://www.facebook.com/naousepaypal
    Também tem no Twitter: https://twitter.com/naousepaypal

    ResponderEliminar
  15. Ola,

    Por favor uma informação. Estou morando no exterior e tenho um site no qual venderia para os clientes brasileiros. Quero que os clientes brasileiros que usem paypal enviem dinheiro para a minha conta paypal criada aqui no exterior, eles conseguirao me enviar o dinheiro? Isso é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é possível: https://www.paypal.com/pt/cgi-bin/webscr?cmd=_display-fees-outside

      Eliminar
  16. Olá queria entender melhor...
    Se eu receber um dinheiro da Argélia em euros tenho que transformar em reais?
    Porque esse não é o meu interesse gostaria que permanecesse em euro como faço?

    ResponderEliminar
  17. Olá, o sistema PayPal não permite, a conversão é na moeda corrente do seu país.

    ResponderEliminar
  18. numa transacção única qual é o valor maximo que pode ser enviado e recebido via paypal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consulte a Política de Pagamentos e de Envio em: https://cms.paypal.com/br/cgi-bin/?&cmd=_render-content&content_ID=ua/Payments_full

      Eliminar
  19. ola! Estou trabalhando com investimentos nos EUA, preciso enviar dinheiro para os Eua, e receber, (enviarei em reais), posso usar o pay-pal para fazer isso, e ficar fora dessas taxas absurdas de envio, e recebimento de dolares ?? obrigado pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consulte a Política de Pagamentos e de Envio em: https://cms.paypal.com/br/cgi-bin/?&cmd=_render-content&content_ID=ua/Payments_full

      Eliminar
    2. https://www.paypal.com/pt/cgi-bin/webscr?cmd=_display-fees-outside
      ou taxas em:
      https://www.paypal.com/pt/cgi-bin/webscr?cmd=_display-xborder-fees-outside&countries=

      Eliminar
  20. A minha dúvida prende-se com a possibilidade ou não de transferir por exemplo rendimentos obtidos fora do meu país para uma conta, ou alguém, no meu próprio país. Por exemplo, em países que neste momento estão a limitar a saída de divisas para o exterior será possível através do paypal transferi-lo?? Em que condições??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.paypal.com/pt/cgi-bin/webscr?cmd=_display-fees-outside

      Eliminar
  21. Ola sei que voce disse que no Brasil não dá mas ainda estou na dúvida, então eu não posso receber dinheiro do exterior na minha conta PayPal? Por favor me responda estou com muita dúvida, desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Espero que o link a seguir do Paypal sane todas as suas dúvidas. Obrigado.
      https://www.paypal.com/pt/cgi-bin/webscr?cmd=_display-fees-outside

      Eliminar
  22. Olá posso estar recebendo dinheiro do exterior na minha conta PayPal no Brasil??? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tarifas de transação para pagamentos internacionais - Europa:
      https://www.paypal.com/pt/cgi-bin/webscr?dispatch=5885d80a13c0db1f8e263663d3faee8d64813b57e559a2578463e58274899069

      Eliminar
  23. "Este destinatário não aceita pagamentos com este meio de pagamento. Escolha outro meio de pagamento." o que isto significa , e quais medidas devem ser tomadas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Pois é, há alguns motivos para que isto ocorra, no entanto como não disse o problema e se o pagamento é para o exterior ou não é preferível verificar diretamente com o serviço de mensagens do PayPal, eles vão ver nos sistemas qual foi o erro e te informarão sobre isto. Sendo assim entre no link a seguir e envie a mensagem para eles, ok? Obrigado
      https://m.facebook.com/PayPalBrasil/

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Tenho conta Paypal mas nunca utilizei, querem-me fazer a devolução do dinheiro de um artigo que comprei e não recebi através do paypal, solicitam os dados da conta o que devo enviar? Vou pagar alguma taxa? Obrigada

    ResponderEliminar
  26. Coloco aqui uma questão que já procurei e não consegui encontrar um esclarecimento correcto.
    Enquanto pessoa singular podem enviar-me dinheiro para a minha conta PayPal ou até mesmo eu pedir para me enviarem enquanto pessoa singular e não em termos de venda de bens ou serviços?
    Existe um limite para alguém me enviar dinheiro, falo num montante ao longo do ano e não um montante de uma só vez.
    Terei de declarar alguma coisa se ultrapassar determinado valor, seja este em pequenas parcelas ou de uma só vez?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...